top of page

News

Buscar

Os Benefícios dos Sensores de Bulbo Cerâmico



Com a modernização, automação e padronização dos processos produtivos, cada vez mais a demanda por ferramentas confiáveis se faz necessário. Atualmente, o setor industrial, bem como os produtos por ela produzidos, requerem o controle das grandezas (temperatura, pressão, nível e vazão) denominadas “variáveis do processo”. Trataremos da variável Temperatura, mais especificamente, o benefício dos sensores termo resistivos, popularmente conhecidos como “PT100 tipo Bulbo Cerâmico”.


Atualmente, existem diversas opções de construção e encapsulamento de termo resistências, sendo as mais as mais comuns, as do tipo cerâmico, tipo filme plano, vidro e resinado.

Os Sensores de Bulbo Cerâmico possuem determinadas características que os fazem serem versáteis, tornando possível sua aplicação nos mais diversos segmentos, controles de processos industriais e em produtos. Devido a sua composição, com quantidades acima de 90% de oxido de alumina, os bulbos cerâmicos garantem uma excelente isolação elétrica mesmo em altas temperaturas, além de apresentarem uma boa resistência mecânica e química.


Abaixo, listamos algumas características especificas que fazem dos Sensores de Bulbo Cerâmico da Sensor Technology (CWW) serem especiais.


- Faixa de temperatura: A utilização do bulbo cerâmico como material protetivo e capsula isolante do fio espiralado (ex. Platina), permite que o sensor consiga operar em uma grande faixa de temperatura (ex. -196°C a 850°C), tornando-o um elemento versátil e utilizável nas mais diversas formas de aplicação.


- Estabilidade e repetibilidade: Devido as propriedades físico/químicas do oxido de alumina (Al2O3), os sensores de bulbo cerâmico apresentam uma excelente estabilidade, não sofrendo variações ou interferências externas durante o seu funcionamento.


- Isolação: Por se tratar de um elemento que em sua composição possui Al2O3, os Sensores de Bulbo Cerâmico possuem excelente isolação elétrica, sendo extremamente confiável em ambientes com ruído elétrico.


- Dimensões: Os Sensores de Bulbo Cerâmico podem ter diversas variações em seu diâmetro e comprimento, sendo possível a sua fabricação de acordo com a necessidade de cada projeto. Sensores com diâmetro a partir Ø0,5mm podem ser produzidos com as mesmas especificações elétricas que sensores com diâmetros maiores.


- Customização: Os sensores de bulbo cerâmico podem ser customizados, adequando os requisitos técnicos de cada projeto à sua aplicação específica. Abaixo uma simulação de customização de um sensor de bulbo cerâmico:


Tipo do Sensor: Simples

Fio: Platina Coeficiente (alpha): 3850 ppm/ K

Diâmetro do fio: 0,021mm Valor @ 0°C: 100Ω

Dimensões do bulbo cerâmico (Ø x Compr.): 15 x 15mm

Material dos Terminais: Paládio-Ouro Diâmetro dos terminais: 0,27mm

Comprimento dos terminais: 9,5±0,5mm


Portanto, os sensores de bulbo cerâmico possuem características que os tornam versáteis, sendo assim considerados peças-chave quanto a utilização como sensores de temperatura.

Aliado a esta versatilidade, os sensores de bulbo cerâmico produzidos pela Sensor Technology possuem robustez e confiabilidade, tornando-os produtos diferenciados e confiáveis.

Possui uma necessidade especifica? Está com um novo projeto e não acha um elemento sensor que atenda as suas necessidades? Entre em contato conosco que lhe auxiliaremos. 


www.sensor-technology.com.br

21 visualizações
bottom of page