top of page

News

Buscar

Montagem e encapsulamento dos sensores de temperatura



Você sabia que forma de montagem e encapsulamento é essencial para que um sensor de temperatura RTD consiga operar de acordo com suas especificações?


Usualmente, os elementos sensores RTD são montados em bainhas de aço inox ou até mesmo tubos cerâmicos para oferecer proteção e isolação quando instalados nas aplicações onde farão a medição e monitoramento da temperatura. Além da montagem, a escolha do material isolante aplicado entre a parede interna do encapsulamento e o elemento sensor, é de extrema importância uma vez que, quanto mais condutivo o material isolador for, maior será a chance de o sensor montado apresentar baixa isolação.


Ao montarmos um sensor de temperatura RTD de platina com que segue as especificações da Norma IEC 60751, devemos considerar uma isolação de 20 M Ohm para temperaturas de até 250°C. Para que seja possível o atendimento dos padrões especificados em norma, os materiais isolantes entre a resistência ôhmica e as paredes do encapsulamento deverão ser capazes de:

- Suportar a temperatura sem que haja mudança em suas propriedades, pois a alteração das características desse material poderá comprometer a isolação do sensor montado.

- Oferecer proteção mecânica do elemento resistivo, evitando assim que fatores externos influenciem na leitura do sensor tais como a humidade, por exemplo.


Existem diversas maneiras de montar os sensores de temperatura, cada uma com seu método ou material específico, porém, em todas as montagens, o cuidado com a isolação, a atenção no isolamento dos condutores e o correto manuseio da peça são essenciais para o bom funcionamento e durabilidade do sensor.


Para cada tipo de aplicação há uma forma mais adequada de montagem. A customização dos sensores deve sempre considerar os pontos críticos e as características de cada aplicação para que se alcance o melhor desempenho do sensor, aliado a uma maior durabilidade, como exemplo, ambientes agressivos requerem uma maior atenção quanto aos materiais a serem utilizados, enquanto uma montagem para utilização em ambientes úmidos requer um maior cuidado na isolação do elemento sensor. Cada peculiaridade é acompanhada de uma necessidade em especial, aplicações de difícil acesso ao sensor, recomenda-se a utilização de um sensor duplo (reserva), se há vibração, o cuidado da fixação do elemento sensor no encapsulamento é extremamente importante.


Os sensores montados pela Sensor Technology possuem um controle de qualidade onde garantimos que todas as montagens estão devidamente isoladas para que 100% dos itens fornecidos possam ser imediatamente utilizados por nossos clientes sem que haja dúvidas quanto ao seu funcionamento.


Entre em contato conosco, nos envie as suas especificações que, juntos, desenvolveremos um produto totalmente adequado a sua necessidade.

54 visualizações
bottom of page