

Os sensores de temperatura de cobre são geralmente usados em aplicações industriais menos críticas porque não são tão precisos quanto os sensores de platina, mas suas vantagens são o baixo custo e a linearidade.
Sensor de temperatura de cobre 10Ω à 25°C
O cobre é considerado um material que não resiste bem em atmosferas oxidantes. Devido à sua baixa resistência, um longo período de exposição pode diminuir a precisão de leitura em atmosferas oxidantes. Por outro lado, é comumente utilizado em muitas aplicações livres de atmosferas oxidantes.
Normalmente são fabricados com algum material isolante do núcleo tais como; cerâmica, resina epóxi com fibra de vidro, mica etc.
O encapsulamento externo também pode ser em PTFE (Teflon), resina epóxi com fibra de vidro, encapsulamento de metal ou outro material que possa ser especificado, considerando, sempre, a temperatura de trabalho da aplicação.
Os sensores de cobre foram desenvolvidos e determinados para apresentar uma resistência de 10Ω a 25 °C e atender a um coeficiente de temperatura α = 0.00427 Ohms / Ohms / °C.
A classe de tolerância do sensor de cobre mais comumente utilizada é de ± 0.2%.