Picture5.jpg
buttonUV.jpg

Uma das fontes naturais mais conhecidas de radiação ultravioleta (UV) é o sol, que emite luz solar e irradia calor para o planeta Terra.

Além do sol, existem outras fontes não naturais de emissão de radiação ultravioleta, sendo a mais conhecida as lâmpadas fluorescentes, que emitem pouca radiação ultravioleta. Na área industrial, a radiação UV está presente nos mais diversos setores; alimentícia, automotiva, saúde e química são exemplos de áreas industriais que utilizam o UV em seus processos ou produtos.

Como definição, a radiação ultravioleta pode ser considerada como toda a radiação eletromagnética com comprimento de ondas entre 100nm e 400nm, sendo esta faixa de comprimento de onda dívida em três principais tipos de raios UV: UVA com a faixa do comprimento de onda compreendido entre 315nm e 400nm, UVB com a faixa do comprimento de onda compreendido entre 280nm e 315nm e o UCV com a faixa do comprimento de onda compreendido entre 200nm e 280nm.

Além desses três tipos, ainda há a faixa de comprimento de onda de 100nm a 200nm, que é considera a faixa de vácuo UV, onde o comprimento de onda é absorvido pelo ar e passa a se propagar através o nitrogênio.

UVA: Raios com maior incidência no planeta Terra, pois não são absorvidos pela camada de ozônio.

UVB: Raios parcialmente absorvidos pela camada de ozônio.

UVC: Os raios são 100% absorvidos pela camada de ozônio e possuem fator de esterilização bactericida devido ao seu comprimento de onda.

visible-light.jpg

Devido à sua ação fotoquímica, os raios ultravioleta têm várias aplicações, sendo as mais comuns beleza e cuidados com a pele, detecção de moedas falsas, verificação de documentos, inspeção de cena de crime, inspeção de gemas e minerais, testes não destrutivos, cura de tintas e superfícies, e esterilização ou ação germicida.

Formação de luz ultravioleta em lâmpadas.

Devido à sua ação fotoquímica, os raios ultravioletas têm várias aplicações, sendo as mais comuns beleza e cuidados com a pele, detecção de moedas falsas, verificação de documentos, inspeção de cena de crime, inspeção de gemas e minerais, testes não destrutivos, cura de tintas e superfícies, e esterilização ou ação germicida.
 

Formação de luz ultravioleta em lâmpadas.

Ao energizar átomos, por meio de calor, radiação gama, raios-X ou raios cósmicos, os elétrons podem absorver energia e saltar para os orbitais externos.


Na volta, ocorre a ionização, ou seja, a energia é devolvida na forma de luz ultravioleta, visível ou invisível, dependendo do salto de energia do elétron e do tipo de lâmpada.

UVC

Uma das formas de controlar o crescimento de colônias de microrganismos é por meio de sistemas de desinfecção com raios ultravioleta C (UVC). Esse tipo de sistema, em geral, possui uma fonte com ação germicida, que utiliza lâmpadas específicas, cuja emissão de raios é capaz de neutralizar microrganismos, estejam eles dispostos em superfícies, em suspensão ou de passagem (fluxo controlado).


Devido à reação fotoquímica, a exposição aos raios UVC provoca alterações no material genético das células dos microrganismos, tornando-as estéreis, evitando assim sua proliferação.


A Sensor Technology possui uma equipe especializada em projetos de esterilização industrial via emissores de raios ultravioleta. Oferecemos as mais modernas soluções de desinfecção para as diversas áreas industriais, garantindo a segurança dos processos, a integridade dos seus colaboradores, o cumprimento das normas em vigor e o cumprimento das especificações exigidas para o projeto.

Picture5.jpg

Como funciona:

 

Com a identificação de quais colônias estão presentes no local a ser esterilizado, pode-se determinar o dimensionamento do sistema de UV para evitar a proliferação desses microrganismos. Esse impedimento ocorre devido aos raios ultravioletas afetarem diretamente as estruturas celulares de cada um dos microrganismos, portanto, essa exposição aos raios ultravioleta torna esses organismos estéreis, impedindo sua proliferação.


Através da emissão controlada de raios UV é possível determinar a eficácia da inativação, chegando a 99,9% de inativação dos microrganismos quando as colônias são conhecidas e com projetos dimensionados.


Por serem desenvolvidos sob demanda e de acordo com cada necessidade, os sistemas de desinfecção por UV da Sensor Technology são eficazes na esterilização de superfícies, ambientes e produtos em geral, o que os torna reconhecidos no mercado por seu excelente desempenho e excelente custo-benefício.

 

Compartilhe suas necessidades conosco e teremos o maior prazer em oferecer a melhor solução para sua empresa.

grafico02.JPG
Picture4.jpg
DSCN5132.JPG